11/04/2019

Ação de Plantio com os Líderes: A Bancorbrás e o meio ambiente

Sensibilizar e conscientizar sobre diversas questões ambientais refletem na vida social cotidiana de todos. E na Bancorbrás não é diferente. Isso porque, no dia 16 de março foi realizada a Ação de Plantio com os Líderes, no Jardim Botânico de Brasília, com mais de 40 participantes da Empresa e familiares.

Veja abaixo como foi a Ação e o cronograma da atividade, que teve muito aprendizado, diversão e conscientização. Além disso, confira também projetos voltados para o meio ambiente que o Instituto Bancorbrás realiza com os colaboradores e instituições parceiras.

Como foi

A atividade foi o fechamento da Semana de Ouvidoria e Compliance, realizada na Bancorbrás durante os dias 11 a 16/3, e teve o objetivo de fazer uma alusão aos temas abordados nas palestras da Semana, ressaltando a importância de plantar e cultivar, para se ter bons frutos, assim como com os valores, que precisam ser cultivados diariamente.

Depois das boas-vindas e instruções na abertura da ação, houve um momento de visita ao jardim de aromas, que também foi revitalizado com o apoio do Instituto Bancorbrás. Em seguida foi realizado outro momento de interação com uma atividade lúdica: "brincadeira de criança" com uma reflexão sobre comportamento e relacionamento. O grupo foi orientado a respirar melhor, relaxar e estar mais conectado com o presente, com as coisas simples que fazem bem e com a natureza, a exemplo de como ocorre com as crianças.

No percurso, os participantes puderam fazer todo um resgate das lições aprendidas durante a Semana, associando com o meio ambiente. “O objetivo foi mostrar como as questões ambientais refletem na nossa vida social, além de disseminar a importância de cultivar o que se planta, tanto nos valores morais quanto no meio ambiente”, comenta o diretor-geral de Negócios e Marketing da Bancorbrás, Claudio Roberto Nogueira.

Colocando em prática

Após a trilha, os colaboradores realizaram uma atividade de plantio de 65 mudas de plantas típicas do Cerrado brasileiro, além de mais de 400 sementes de árvores nativas e extrato composto natural de plantas para adubação, em um espaço específico no Parque Jardim Botânico. Em contrapartida, o Instituto Bancorbrás doou tintas para a pintura do Jardim de Cheiros (um ambiente do Jardim Botânico), além das 420 mudas para o mesmo jardim.

“O sentimento é de gratidão. Poder oportunizar e vivenciar ao longo da Semana de Ouvidoria Interna e Compliance inúmeras reflexões e ações práticas como a do Jardim Botânico, é sem sombra de dúvidas um momento ímpar. Espero que a semente plantada seja cultivada para além da semana, fortalecendo nossos valores, comportamentos éticos e íntegros. Saímos fortalecidos desse projeto e com uma certeza: Juntos somos mais fortes!!”, opina o gerente-geral do Núcleo de Planejamento e Controle da Bancorbrás, Ricardo Fernandes.

Não poderíamos encerrar a Semana da Ouvidoria Interna e Compliance de uma forma melhor, do que plantando os ensinamentos e fortalecendo a reputação da nossa marca. Esperamos que surjam frutos fortes e íntegros, assim como os nossos princípios éticos e morais, que devem ser compartilhados diariamente”, comenta a coordenadora da Ouvidoria da Bancorbrás, Patrícia Sousa.

Programas de meio ambiente do Instituto Bancorbrás

Plantando o Futuro

O Instituto Bancorbrás participa do programa Florestas do Futuro, promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, que consiste na doação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para compensar parte das emissões de CO2 à atmosfera, auxiliando na preservação da Biodiversidade do Planeta.

Até o momento, já foram doadas 41 mil mudas. O programa Florestas do Futuro tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável, mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental.

O objetivo da Fundação é atingir o número de 420 mil mudas de árvores nativas plantadas em áreas de bacias hidrográficas.

O projeto Plantando Futuro também foi realizado no Cerrado do Distrito Federal, em parceria com o Jardim Botânico de Brasília, em 2016, com a doação de 3 mil mudas e a construção da trilha indígena Khraô.

Campanha Uso Consciente

Por meio da Campanha Uso Consciente, o Instituto Bancorbrás tem procurado desenvolver ações para ampliar a conscientização de seus diversos públicos com relação ao consumo consciente para contribuir com um futuro melhor, sob a ótica da sustentabilidade (capacidade de satisfazer às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras).

O foco dessa campanha é a utilização dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) propondo a redução do consumo, a reutilização sempre que possível, a separação correta de diversos resíduos e o encaminhamento para a reciclagem. A reciclagem é realizada por meio de parcerias com cooperativas que promovem a coleta de resíduos e geram emprego e renda para centenas de cooperados.

E você? Que tal participar de um projeto socioambiental também? Visite o Parque Jardim Botânico e reserve um tempinho para se conectar com a natureza. É uma ótima experiência para reflexão de como contribuir para um mundo melhor.

Visite a página do Instituto Bancorbrás e veja como a empresa colabora com o mundo para um futuro mais sustentável.

,